A Nossa história
É um facto consagrado há muito tempo.
A língua portuguesa
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo. O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas.
Durante a Era dos Descobrimentos, marinheiros portugueses levaram o seu idioma para lugares distantes. A exploração foi seguida por tentativas de colonizar novas terras para o Império Português e, como resultado, o português dispersou-se pelo mundo. Brasil e Portugal são os dois únicos países cuja língua primária é o português. É língua oficial em antigas colônias portuguesas, nomeadamente, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, todas na África. Além disso, por razões históricas, falantes do português, ou de crioulos portugueses, são encontrados também em Macau (China), Timor-Leste, em Damão e Diu e no estado de Goa (Índia), Malaca (Malásia), em enclaves na ilha das Flores (Indonésia), Batticaloa no (Sri Lanka) e nas ilhas ABC no Caribe.
É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5.ª língua mais falada no mundo, a 3.ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta. O português é conhecido como “a língua de Camões” (em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas) e “a última flor do Lácio” (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma “doce e agradável”. Em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, um museu interativo sobre o idioma, foi fundado em São Paulo, Brasil, a cidade com o maior número de falantes do português em todo o mundo.
O Dia Internacional da Língua Portuguesa é comemorado em 5 de maio. A data foi instituída em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. A comemoração propicia também a discussão de questões idiomáticas e culturais da lusofonia, promovendo a integração entre os povos desses nove países.
“Continuaremos a honrar a nossa responsabilidade de manter a ligação das famílias com a língua e cultura portuguesas através de trabalho remoto..”
Sobre Nós
O Camões, I.P. é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que desenvolve a sua ação internacionalmente, oferecendo uma variedade de recursos no âmbito da cooperação portuguesa.
No contexto da sua missão, o Camões, I.P. desenvolve a sua estratégia em matéria de língua portuguesa, em função de dois processos:
- o de atração quer de países estrangeiros para adoção do seu ensino como língua curricular dos respetivos sistemas escolares quer de instituições de ensino superior para a formação de quadros;
- o de apoio ao seu ensino que determina metodologias específicas de atuação, conforme os públicos e os espaços que a requerem.
Na Coordenação de Ensino Português na Venezuela assumimos como nossa a missão do Camões IP, adaptando-a ao contexto local.
A nossa missão
A nossa missão é promover a língua portuguesa na Venezuela e fomentar a cooperação cultural. Fomentamos o ensino do português como língua de comunicação internacional, língua de trabalho, de cultura e de ciência, mas também como língua de afetos e de encontro de identidades diversas.
Concretizamos os nossos objetivos em articulação com outros organismos, criando parcerias e fomentando o diálogo intercultural. Além disso, promovemos também a formação de professores de língua portuguesa, apoiando-os de maneira a que possam continuar a difundir neste país o Português como Língua de Herança e Língua Estrangeira.