• CEPE Venezuela
    • Sobre nós
    • CEPE Venezuela
    • A nossa equipa
    • Língua portuguesa em números
    • Contacto
    • Onde aprender?
    • Sala de imprensa
  • Cursos
  • Eventos
  • Notícia
    • Galeria
  • DGES
    • Reconhecimento de Graus e Diplomas
  • Podcast
    CEPE Venezuela
    • CEPE Venezuela
      • Sobre nós
      • CEPE Venezuela
      • A nossa equipa
      • Língua portuguesa em números
      • Contacto
      • Onde aprender?
      • Sala de imprensa
    • Cursos
    • Eventos
    • Notícia
      • Galeria
    • DGES
      • Reconhecimento de Graus e Diplomas
    • Podcast

      Blog

      • Home
      • Blog
      • Blog
      • Guia e Programa Geral do “Diplomado em Ensino de Português como Língua Estrangeira”

      Guia e Programa Geral do “Diplomado em Ensino de Português como Língua Estrangeira”

      • Categorias Blog, Diplomados
      • Data 22 de setembro de 2020

      1. Introdução:

      O projeto que aqui é apresentado nasce da imperiosa necessidade de ajudar a instrutores de português língua estrangeira (PLE) a adquirirem determinadas ferramentas que lhes permitirão otimizar o ensino do português

      Na atualidade, e mais especificamente no contexto venezuelano, esta procura do idioma português decorre de fatores diversos. O primeiro que gostaríamos de ressaltar prende-se com os inúmeros mecanismos de divulgação da língua e cultura portuguesas, especialmente num país onde existe uma tão significativa colónia de cidadãos lusos. Como exemplo disso podemos referir o protocolo estabelecido em 2005 entre ambos os estados (Portugal e a Venezuela), no âmbito do qual o governo português acordou em apoiar este país com o ensino do idioma no seu sistema de educação pública. Além disso, não podemos esquecer a proximidade geográfica e cultural entre a Venezuela e o maior país lusófono do mundo que é a República Federativa do Brasil. A Venezuela é neste momento membro do MERCOSUL e este facto torna o português uma língua de relevo tanto hoje como no futuro.

      A concretização deste programa formativo é possível através da colaboração de duas instituições: uma portuguesa – o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua –, que garantirá o apoio académico; e outra venezuelana – a Universidade de Carabobo. Ambas assegurarão o apoio logístico e a continuidade do programa.

      2. Objetivos

      O objetivo geral deste diplomado é ajudar a todos aqueles que estiverem interessados em dar aulas de português a obterem ferramentas didáticas ou conhecimentos linguístico-culturais, os quais são necessários para a otimização do processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa.

      Em relação aos objetivos específicos, pretende-se levar o aluno ou aluna a elaborar ou construir um Projeto Didático (Unidade Didática composta de cinco aulas), familiarizando-o/a com o ensino do português no contexto hispânico.

      Para isso, será necessário fazer leituras e assistir a vídeos sobre os diferentes tópicos que serão abordados e sobretudo fazer um constante exercício de DIDATIZAÇÃO dos conhecimentos adquiridos.

      3. Programa

      O Diplomado foi calculado em duzentas horas de estudo, as quais estão repartidas nos diferentes módulos da seguinte maneira:

      MóduloNomeNúmero de Semanas
      0Semana introdutória1
      1Introdução às culturas lusófonas6
      2Introdução ao ensino de português a falantes de espanhol8
      3Didática de PLE 15
      4Didática de PLE 29
      5As Tic’s no ensino de PLE4
      6Preparação do Projeto Final4

      A continuação vejamos os conteúdos de cada Módulo:

      3.1 Semana Introdutória: Semana para a ambientação e adaptação dos estudantes à plataforma “Moodle”.

      3.2. Introdução às culturas lusófonas: A finalidade deste módulo é apresentar tópicos relacionados com o processo histórico que desencadeou a difusão da língua portuguesa por vários e diferentes territórios, o qual ajudou a configurar um novo espaço linguístico e cultural que nos últimos tempos tem adquirido uma nova relevância no mundo globalizado.

      3.3. Introdução ao ensino de português a falantes de espanhol: Este módulo está dirigido a todos aqueles que ensinam português no contexto hispânico. Procurar-se-á chamar a atenção para as particularidades que estes aprendizes apresentam no processo de aquisição do português.

      3.4. Didática de Português Língua Estrangeira 1: O que é a didática? Qual é a sua finalidade? Neste módulo vamos analisar os objetivos da Didática e da sua importância no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras, frisando sempre que a Didática é um ramo fundamental da Pedagogia. Entre outras coisas, abordaremos os programas oficiais existentes de Língua Portuguesa como língua estrangeira e também veremos a importância do manual/método mais recomendável para os nossos objetivos como docentes. Finalizaremos o módulo, refletindo sobre o papel da Gramática e do Vocabulário nas aulas de PLE.

      3.5. Didática de Português Língua Estrangeira 2: Iniciaremos este módulo com questões fundamentais: O que é a planificação e qual é a sua relevância para o docente? E como planificar em função dos objetivos que desejamos atingir com os nossos alunos? Analisaremos também uma por uma os quatro componentes do ensino das línguas estrangeiras: A Compreensão Escrita; a Compreensão Oral; a Produção escrita; e a Produção oral. Não menos importantes são os tópicos relacionados com o ensino da cultura e a necessidade de levar a cabo uma avaliação adequada de acordo com os nossos objetivos estabelecidos.

      3.6. As Tic’s no ensino de PLE: Este módulo visa a exploração de ferramentas que permitirão a criação de recursos educativos que serão de muita utilidade no ensino de PLE. Para isso será necessário realizar um conjunto de leituras e observação de vídeos tutoriais que irão ajudar a criar blogs, podcasts, webquests, etc. Tudo com a finalidade de otimizar e enriquecer a sua experiência como professor de Língua Portuguesa e ao mesmo tempo, ajudar os seus estudantes a ter uma melhor experiência educativa.

      3.7. Preparação de Projeto (Unidade Didática): Após todos os esforços realizados nos últimos meses, com as atividades propostas em cada módulo, chegou a hora de preparar a sua Unidade Didática composta de cinco aulas, onde deverá incluir muitos dos trabalhos que propôs e produziu ao longo do Diplomado. Também serão dadas instruções adicionais muito específicas para ajudá-lo/a na construção do seu projeto, o qual deverá ser relevante para o seu desenvolvimento professional.

      4. Avaliação Geral do Diplomado:

      Os estudantes serão avaliados da seguinte maneira:

      MÓDULO%
      Introdução às culturas lusófonas10%
      Introdução ao ensino de português a falantes de espanhol10%
      Didática de PLE 110%
      Didática de PLE 220%
      As Tic’s no ensino de PLE10%
      Projeto Final40%

      Para cada Módulo será dado um programa específico com os pormenores internos de como será realizada a avaliação.

      5. Recomendações:

      1. tenha uma conta “gmail” (muito útil);
      2. seja constante e nunca perca o ânimo;
      3. seja disciplinado, não deixe para o último dia a apresentação do seu trabalho ou atividade. O ensino à distância tem as suas particularidades e uma dinâmica muito diferente do ensino presencial.
      4. caso tenha dúvidas, não hesite em contactar o professor do módulo que estiver a estudar;
      5. realize todas as leituras que puder e veja todos os vídeos recomendados, tire também notas como se estivesse a ver uma aula ou a estudar para uma prova;
      6. vá mais além do que lhe é proposto dentro do módulo e explore a web à procura de mais informação sobre os tópicos apresentados;
      7. desfrute esta experiência e lembre-se que este é um grupo experimental num projeto que poderá ter um impacto bastante positivo na história do ensino da Língua Portuguesa na Venezuela.

      Com os melhores cumprimentos,

      Os professores:

      • Maria Teresa Gómez
      • Namíbia Espinoza
      • Rainer Sousa
      • Enrique de Sá
      Descargar en PDF

      • Compartilhe:
      author avatar
      CEPE Vzla

      Post anterior

      Diplomado online en enseñanza del Portugués como lengua extranjera
      22 de setembro de 2020

      Próximo post

      Optimismo marca nuevo año académico de Lengua Portuguesa
      6 de outubro de 2020

      Você também pode gostar

      foto_articulo_madeira
      A Língua Portuguesa tem um novo podcast na Venezuela
      15 março, 2021
      Flyer-0-_horiz_1080
      Día Internacional de la mujer
      5 março, 2021
      flyer_VII_jornadas
      VII Jornadas para Professores de Língua Portuguesa na Venezuela (2021)
      22 fevereiro, 2021

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Pesquisa

      Categorias

      • Blog
      • Diplomados
      • Eventos
      • Notícia
      • Serviços
      • Sin categoría

      Copyright © 2020 Camões - Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro.

      • Privacidade
      • Termos