VII Jornadas para Professores de Língua Portuguesa na Venezuela (2021)
Áreas críticas da fonética e fonologia do português: o treino articulatório em português europeu por hispanofalantes
Conteúdos:
- Descrição das principais características segmentais e prosódicas do português.
- Comparação fonológica de diversas variedades do português.
- Especificidades fonético-fonológicas do português europeu.
- Marcação e complexidade de segmentos, processos fonológicos e estruturas prosódicas do português europeu:
- Redução do vocalismo átono.
- Nasalidade vocálica.
- Alveolares e palatais.
- Róticos.
- O treino da articulação no ensino/aprendizagem de língua não materna
Objetivos principais:
- Sensibilizar os formandos para a necessidade do treino articulatório na aula de português língua não materna.
- Familiarizar os formandos com os principais problemas teóricos e com os principais recursos metodológicos que se colocam no planeamento e execução de tarefas focalizadas no treino articulatório.
- Fornecer aos formandos informação fundamental sobre os principais aspetos relacionados com a caracterização fonético-fonológica do português, tendo em atenção as principais variedades da língua.
- Fornecer aos formandos informação fundamental sobre as principais características fonético-fonológicas do português europeu contemporâneo.
- Promover a reflexão sobre a pertinência da familiarização dos estudantes de português língua não materna com mais do que uma variedade desta língua.
- Identificar as principais dificuldades no treino articulatório em português (com especial atenção ao português europeu) no contexto do ensino da língua a aprendentes hispanofalantes e fomentar o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas para este objetivo.
João Veloso
João Veloso é professor associado de Linguística Geral e Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde obteve o doutoramento (2004) e a agregação (2010) em Linguística. Atualmente, é coordenador científico do Centro de Linguística da Universidade do Porto, diretor do Curso de Doutoramento em Ciências da Linguagem da FLUP, pró-reitor da Universidade do Porto para a Promoção da Língua Portuguesa e a Inovação Pedagógica e membro da Comissão Nacional de Portugal junto do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP, por indicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo Português. Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística entre 2012 e 2016. No Centro de Linguística da Universidade do Porto, dirige o Grupo de Trabalho de Fonologia e o Arquivo Dialetal.