Entre o Analógico e o Digital: Estratégias Pedagógicas e Ferramentas Digitais
IX jornadas para professores de Língua Portuguesa na Venezuela
Nos últimos tempos os professores têm-se visto confrontados com a necessidade de usar estratégias específicas para um ensino inteiramente virtual, isto é, a distância. Contudo, o regresso a uma “certa” presencialidade coloca novos desafios aos docentes que irão passar, como é óbvio, pela combinação do digital com o analógico. As IX jornadas para professores de Língua Portuguesa na Venezuela, organizadas pela Coordenação de Ensino, têm como finalidade oferecer aos docentes formação e atualização em áreas que são vitais para o seu desempenho na sala de aula. Neste sentido temos o prazer e a honra de apresentar um novo ciclo de formação com a Doutora Adelina Moura (já conhecida entre nós), especialista no tema do “Mobile Learning”, que nesta oportunidade vai compartilhar connosco novas estratégias e ferramentas para o ensino de português
Nesta formação vamos apresentar ideias e ferramentas de aprendizagem para fomentar a confluência entre o analógico e o digital.
1ª sessão serão explorados materiais manipulativos
2ª sessão será passada a criar jogos pedagógicos virtuais e analógicos e na.
3ª sessão vamos aprender a criar apresentações dinâmicas e interativas.
Convidamos a todos os interessados a que se possam inscrever nestas “IX Jornadas para Professores de Língua Portuguesa” que certamente serão de muita utilidade para aqueles que se desempenham como professores de português, não só na Venezuela como em outros países.
Adelina Moura
Adelina Moura tem Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em didáticas específicas (Português e Francês) e tecnologia educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa), da Universidade de Coimbra. É colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027.